A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NO IFPR – CAMPUS PARANAGUÁ

Andreia da Silva Temoteo de Oliveira, Adriana Lucinda de oliveira, Evelyn Raquel Carvalho

Resumo


O presente estudo é proveniente do processo de estágio curricular obrigatório em serviço social realizado no IFPR Paranaguá, durante o ano de 2018. Tem como objetivo sistematizar a atuação da assistente social no IFPR campus Paranaguá A referida profissional compõe a equipe multidisciplinar, que conta ainda com pedagogas, psicóloga e uma técnica em assuntos estudantis. Faz parte deste estudo, reconhecer a rotina junto à equipe pedagógica e as demandas apresentadas pelos/as estudantes, técnicos, docentes e terceirizados no instituto. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, documental, o registro dos atendimentos realizados pela assistente social, diário de campo e a observação, que permitiu conhecer e problematizar esse cotidiano. Essa sistematização reforçou a necessidade da ampla discussão sobre a contribuição da assistente social na política da educação para o enfrentamento das expressões da questão social na educação. As principais demandas postas a equipe multiprofssional são: diferenciadas manifestações de violência, uso de drogas, desemprego, relações intrafamiliares conflituosas, bullying, dificuldades no processo de aprendizagem, conflitos relacionais e vulnerabilidade econômica. A análise evidenciou a necessidade da ampla discussão sobre a inserção e atuação do/a assistente social na realidade escolar, visto que, é um dos profissionais que mais se aproxima da vida particular do estudante, que se preocupa não somente com a permanência e êxito do/a aluno/a, mas também, com a inclusão social, emancipação, autonomia e cidadania da comunidade escolar.


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